Passei uma tarde inteirinha procurando um texto bem legal falando da volta ás aulas, mas só encontrei umas chatices falando de peso de mochila, de promoção de cadernos, do valor das mensalidades, dos lanches e de outras bobagens superficiais que no fundo tem muito pouco, ou quase nada a ver com a volta ás aulas de verdade.
Não encontrei nada do que eu gostaria de dizer por que na verdade o texto que eu queria encontrar só existia na minha cabeça, ainda não tinha sido escrito, então perdi o medo e “desandei” a escrever, afinal se voltei tantas vezes á escola, tinha que ter aprendido, pelo menos a usar a escrita para dizer o que penso.
Penso que a volta ás aulas é um dia muito especial, devendo ser quase um feriado nacional, só não poderia sê-lo, por que se assim fosse não haveria aula. É um quase natal, um ano novo em fevereiro, um aniversário coletivo. Quem volta ás aulas não volta apenas para um lugar onde se pode encontrar os amigos, usar os cadernos novos, ler novos livros, conhecer novos professores...Quem volta ás aulas volta para o seu sonho, para o seu projeto de vida, para o seu ideal. Ninguém vem á escola somente porque os pais obrigam, ou por falta de ter o que fazer. No fundo, bem lá no fundo todo mundo sonha com alguma coisa e a escola esta no caminho deste sonho. Um emprego, uma faculdade, uma profissão, um roupa nova, um carro, uma viagem, uma casa....
Eu voltei várias vezes á escola, por isso consegui realizar muitos de meus sonhos. Comprei um rádio, um perfume bem caro que depois da primeira gravidez me enjoava o estômago, um carro e outras bobagens. Mas existe um sonho que quando criança, adolescente ou jovem eu jamais seria capaz de entender a sua importância e só agora depois de tantas idas e voltas é que descobri o seu verdadeiro valor.
Indo e voltando sempre á escola aprendi a nunca deixar de sonhar.
O tempo passou,os sonhos mudaram, mas a vontade de viver é a mesma.
Bons sonhos para todos nós que voltamos!!!!
Profª Shirley- PCP-EM - E.E “ Paulo Virgínio”